terça-feira, 28 de outubro de 2008

Microsoft lança Windows Azure - Cloud Computing

Você pode até não saber o que é Cloud Computing (Computação em nuvem) mas usa esse modelo diariamente na internet seja na forma do Gmail, ou de sistemas de armazenamento de arquivos on-line.
Resumidamente, é uma evolução da grid computing, onde vários hardwares(CPUs) trabalhavam em conjunto como se fossem um só resultando em um maior poder de processamento(a soma de todos). No caso da Cloud computing, vários hardwares trabalham em conjunto como se fossem um só para prover apenas o processamento necessário pelo usuário, ou seja, a capacidade pode ser alterada de acordo com a demanda sem ser necessário parar tudo. O melhor exemplo é o Gmail que sempre acrescenta melhorias sem ninguém perceber o que está sendo feito.
Basicamente, com Cloud computing você pode ter acesso a sistemas complexos de alto processamento em qualquer lugar do mundo bastando ter um browser e acesso a internet pra isso e com a flexibilidade desse sistema poder ser escalonado para te dar mais ou menos poder de processamento de acordo com a necessidade pois o sistema não fica instalado em um servidor mas em uma "nuvem" de servidores gerenciados para trabalhar em conjunto.
Se vc quiser mais informações sobre Cloud Computing, clique aqui ou procure informações no Google sobre EC2 e S3 da Amazon, a pioneira nesse modelo.

Bom, depois desse resumo de Cloud Computing, vamos ao motivo desse post:
A Microsoft anunciou o lançamento do Windows Azure que nada mais é do que a plataforma da Microsoft para DESENVOLVIMENTO de aplicações escaláveis on-demand para web (Cloud Computing).
Poque isso é muito legal?
  • Azure suporta os protocolos mais comuns como SOAP, REST e XML.
  • Azure é uma pataforma ABERTA que suporta linguagens de programação da Microsoft e não-Microsoft também além de ferramentas não Microsoft(Eclipse, Ruby, PHP e Python...)
Diante disso eu acho o seguinte: 1-Cloud Computing é o futuro e o principio de funcionamento dele é totalmente compatível com a idéia open-source.
2-A Microsoft começou a evoluir e entendeu que é possível ganhar dinheiro sem se trancar inteira e o Azure é uma prova disso.



CtrlC + CtrlV daqui

Um comentário:

disse...

casei com um nerd.Definitivamente.