sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Ig Nobel 2008


O Prêmio IgNobel é uma sátira do prêmio Nobel e é dado a cada outono para as descobertas científicas mais estranhas toscas do ano. Os prêmios são entregues para honrar estudos e experiências de quem não tem o que fazer + ganham bolsas (normalmente muito mais do que o seu salário) para fazer pesquisas que primeiro fazem as pessoas rir, e depois TALVEZ pensar. Foram criados pela revista de humor científico Annals of Improbable Research (Anais da Pesquisa Improvável)olha o nome...
Nessa quinta(02/10), dois arqueólogos tupiniquins venceram o prêmio na arqueologia por mostrar que tatus podem modificar o conteúdo de uma escavação arqueológica. Realmente uma pesquisa muito importante e que vai mudar os rumos da arqueologia no contexto nacional e QUIÇÁ(ouvi minha bisavó falando essa palavra) internacional.

Abaixo a lista dos vencedores do Ig Nobel 2008:

Arqueologia(Brasillll!!!)
Astolfo Gomes de Mello Araújo e José Carlos Marcelino por demonstrarem que tatus podem alterar resultados de escavações arqueológicas.

Biologia
Marie-Christine Cadiergues, Christel Joubert e Michel Franc por descobrirem que pulgas que vivem em cães podem pular mais altos que as que vivem em gatos.

Ciência cognitiva
Toshiyuki Nakagaki, Hiroyasu Yamada, Ryo Kobayashi, Atsushi Tero, Akio Ishiguro e Agota Toth por descobrirem que bolor de lama pode resolver quebra-cabeças.

Economia
Geoffrey Miller, Joshua Tyber e Brent Jordan por estudarem que strippers ganham mais dinheiro quando estão no pico do período fértil.

Física
Dorian Raymer e Douglas Smith por provarem que grandes quantidades de cordas ou cabelos inevitavelmente se embaraçam.

Literatura
David Sims por seu estudo "Filho da mãe: Uma Exploração Narrativa da Experiência da Indignação com Corporações".

Medicina
Dan Ariely por demonstrar que remédios falsos mais caros têm mais efeitos que os remédios falsos baratos.

Nutrição
Massimiliano Zampini e Charles Spence por demonstrarem que a comida é mais gostosa quando tem nome mais bonito.

Paz
O Comitê Federal de Ética em Biologia Não-Humana da Suíça e cidadão do país por adotarem princípios legais de que plantas têm dignidade.

Química
Deborah Anderson, Sheree Umpierre e Joseph Hill por descobrirem que a Coca-Cola é um efetivo espermicida; e C.Y. Hong, C.C. Shieh, P. Wu e B.N. Chiang por provarem que isso não é verdade.



CtrlC + CtrlV daqui, daqui e aqui

Nenhum comentário: