quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Busca semântica de imagens - pixolu

Quer procurar imagens que tenham características semelhantes (cores, tamanho etc...)? Agora você pode com o Pixolu!
Pixolu é um site onde você pode fazer buscas de imagens filtrando-as por características do seu interesse. Ele pega alguns exemplos de imagens que vc escolhe com sendo "modelos" e refina a busca trazendo apenas imagens que sejam semelhantes as escolhidas,e isso se chama busca semântica.
Apesar de ser um projeto pequeno e de ter um aviso na tela inicial avisando que devido o alto número de acessos ele pode ficar lento e não filtrar semanticamente, meus testes foram muito interessantes:

Interface simples, é só digitar o termo e clicar em search. Você pode escolher para ele buscar no Google, Flickr ou Yahoo e vc pode definir quantas imagens ele vai trazer inicialmente...acima, o aviso de alto número de acessos...

Na segunda tela você pode escolher quais imagens serão os "modelos" para refino da busca, arrastando para a parte inferior direita ou dando um duplo clique na imagem, podendo remove-las de lá clicando no X ou arrastando-as de volta. Clicando no Refine ele vai fazer a busca semântica baseada nas imagens escolhidas.

Clicando na imagem escolhida, ele vai mostrar a url da mesma na parte da direita, no meio. Clicando nessa url, ele vai abrir a imagem selecionada em outra janela(ou aba) do navegador. Simples e funcional!

CtrlC + CtrlV daqui

Nenhum comentário: