quinta-feira, 23 de abril de 2009

E saiu o Ubuntu 9.04 - "Jaunty Jackalope"!


A nova versão do Ubuntu, uma das distribuições Linux mais fáceis de usar, foi lançada e chegou com umas novidades bacanas.
As novidades começam na instalação onde além de uma facilidade maior e alguns detalhes legais(como a escolha da Time Zone, conforme a imagem abaixo) um novo sistema de arquivos foi disponibilizada(Ext4) o que significa mais velocidade e segurança, especialmente no gerenciamento de arquivos grandes (acima de 500MB).
Vale destacar a velocidade de boot que, nos testes chegou a 25 segundos, muito mais rápido que as versões anteriores.

O gerenciador de pacotes Synaptic também foi melhorado como pode ser conferido abaixo, trazendo uma pequena imagem(Screenshot) do programa a ser instalado.

Além de já vir com o OpenOffice 3.0 instalado, o programa de E-mail padrão(Evolution) teve melhorias significativas para facilitar a integração com soluções de e-mail da Microsoft.
O Jaunty Jackalope também vem com mais temas como pode ser visto abaixo e com uma tela de login remodelada como pôde ser visto na primeira imagem.

Abaixo você ve a área de trabalho clean(como é padrão em se tratando do Ubuntu) e elegante.

Agora além das versões normais(Server e Desktop), há a versão para pequenos Notebooks(Netbooks) como o HP Mini e o Asus Eee(Netbook Remix) mais fácil de instalar e melhor adaptável para telas menores, segundo o pessoal da Cannonical.
E ae, está esperando o que para experimentar?
Clique aqui para baixar o Ubuntu 9.04 e enjoy!




CtrlC + CtrlV daqui

Nenhum comentário: