sexta-feira, 5 de junho de 2009

Conhece o WolframAlpha?

Já ouviu falar no WolframAlpha?
É uma espécie de "repositório de conhecimento", ou um "mecanismo computacional de conhecimento" como ele se define (digite What are you? na caixa de pesquisa e comprove).
Basicamente é o sonho de um nerd como eu, onde vc pode digitar qualquer coisa e ele vai te explicar.
Não acredita?Então começa com uma coisa simples:
digite a data do seu nascimento. Ele vai te mostrar todos os formatos de datas desse dia(inclusive o calendario lunar chines e o signo),vai te dar sua idade em anos, meses, dias e semanas; vai trazer os principais acontecimentos, a hora do nascer e do por-do-sol no dia e até a fase da lua!
Ainda não impressionou? Então digita duas cidades (São Paulo to Madri) que ele vai te dar o tempo de voo,distância, fuso horário, densidade populacional, elevação aproximada em relação ao nível do mar e até um mapa mostrando a distância entre as duas cidades:

Normal ainda? Então vamos elevar o nível: Digite algumas notas musicais cifradas (C E# G Bb D F# A - no exemplo). Além de desenhar a notação musical e mostrar a posição das notas no teclado, ele vai te dar os tons e se clicar em Play sound ele vai tocar a música pra vc!

Ainda não é grande coisa? Entã experimenta digitar plot e colocar uma função que ele vai desenhar o gráfico 3D para você.

Por último, experimente colocar o nome de duas substâncias químicas (metanfetamina vs aspirina - no exemplo). Além do diagrama estrutural e da representação química 3D delas, ele vai te dar várias informações como densidade, pontos de fusão e ebulição etc.

É pra deixar qualquer nerde orgástico não?
Tem muitas outras informações que podem ser exploradas lá(dados de empresas(inclusive financeiros), contagem de calorias de alimentos, conversão de unidades de medidas e até, pasmem, informações estatísticas de nomes mostrando inclusive a quantidade de pessoas com os nomes nos EUA...).
Ah se eu tivesse isso na época da escola...nenhum dever de casa ia ficar em branco! (comentário tipicamente nerd...)

Nenhum comentário: