terça-feira, 2 de setembro de 2008

Google Chrome - Primeiras impressões de um Nerd

Estou fazendo este post no Chrome, o navegador da Google liberado hoje para download.Vou escrever minhas opiniões, comparando-o com o Firefox 3 que uso normalmente.
-Bom, depois de demorar um pouquinho para instalar, vemos que ambos são muito parecidos. Aparentemente os desenvolvedores se "inspiraram" no Firefox. Ponto pro Chrome! O que já era bom ficou melhor pois ele parece um Firefox mais "clean" com uma área aparentemente maior de exibiçao dos sites.
-A velocidade de navegação é praticamente a mesma entre ambos, mas a opção de começar a pesquisar digitando os termos já na barra de endereços do Chrome é uma sacada genial.

-A página inicial do Chrome pode ser um tipo de "histórico", onde ficam miniaturas das páginas mais visitadas como pode ser visto na imagem abaixo. Outra sacada genial na minha opinião.

-Bom, a compatibilidade com os sites é bem parecida com o Firefox. Aqui consegui abrir o internet banking do Unibanco mas o do Banco Real não consegui.Exatamente igual o Firefox 3.

-2 sacadas muito legais no Chrome:
->Navegação Anônima - Apertando Ctrl+Shift+N o Chrome abre uma janela para navegação anônima, que não será gravada no histórico e nem deixará rastros.Genial!

->Criar atalhos de Aplicativos - Com determinados sites (Gmail, por exemplo),você pode criar um atalho no desktop, no menu Iniciar ou na barra de inicialização rápida que abrirá uma janela "personalizada" com o site em questão como se ele fosse um aplicativo.

-Ferramentas para desenvolvedores - Como já era de se esperar, o Chrome veio com várias ferramentas para desenvolvedores:
1>Gerenciador de Tarefas - Mostra quanto de memória, CPU e rede o Chrome está consumindo, atualizado em tempo real.
2>Exibir Código Fonte (Ctrl+U) - Parecido com o do Firefox.
3>Inspecionar elemento - Clicando com o botão direito e em Inspecionar elemento, uma janela é aberta com os elementos do site em questão. A grande sacada é que a medida que você clica na parte do elemento ele mostra em "amarelo"(negrito) no site.

Algumas funcionalidades do Chrome podem ser iguais no Firefox, bastando adicionar addons pra isso, mas o Google inovou muito no design, simplicidade e facilidade no uso. Alguns detalhes como poder mover e desanexar as tabs mostra bem a tendência do futuro com a web2: sites rodando localmente como se fossem aplicativos desktop.

E é isso aí, resumindo: instalem o Chrome, vale a pena!

Nenhum comentário: