sexta-feira, 15 de agosto de 2008

POG!

Você alguma vez pendurou um pedaço de BomBril na antena da TV para melhorar a recepção?
Já usou um “T” para ligar, numa tomada comum, um equipamento com plug de três pinos? Ou pior: já cortou o maldito terceiro pino (terra) dos plugs para que entrem nas tomadas comuns?
ENTÃO, MEU AMIGO OU MINHA AMIGA, VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO(A)! E este blog foi criado para você. Na verdade, para nós, por que nós somos representantes natos deste tipo de “solução”: a POG!
A propósito, nesta ilustre inauguração, vamos falar sobre a famosíssima Programação Orientada a Gambiarras - POG. Você certamente vai se identificar e ver que sua solução faz parte de uma arte milenar e imprescindível para a humanidade.
A metodologia POG, amplamente documentada e divulgada na nossa utilíssima Desciclopédia (http://desciclo.pedia.ws/wiki/POG), é uma filosofia de solução de problemas essencial na vida de qualquer pessoa. Apesar dos usos muito bem documentados na informática, ela não se resume aos bits e bytes, com seus fundamentos sendo amplamentes utilizados em todo o mundo.
Alguns exemplos de uso da filosofia POG:
  • Ctrl C + Ctrl V (tão amplamente utilizado que tornou-se padrão e "exemplo" de eficiência);
  • Arames, chicletes e "durepoxi" que resolvem a maior parte dos problemas de carros antigos (especialmente fusca);
  • Garrafas "PET", que são amplamente utilizadas como copos, vasos, tampas, reservatórios, lustres e têm uma gama imensa de utilizações, algumas inimagináveis;
Tratando-se de Brasil, somos a nação que mais utiliza as técnicas POG. O "jeitinho brasileiro" nada mais é do que a expressão tupiniquim para POG.
Largamente utilizado em todo território nacional, pode ser facilmente identificado pelas expressões populares "...deixa comigo!", "...é só ajustar aqui que funciona...", "...pronto, agora vai!". Vale destacar que todas as camadas sociais utilizam esta maravilhosa técnica “gambiarrática”: desde os mais pobres para conseguir a tal "Bolsa Família" também conhecida como "Ganhei sem Trabalhar" ou especialmente nas camadas governamentais, e aqui vale um maior destaque para a "criatividade" dos nossos políticos, na criação das maiores gambiarras visando escapar de processos e CPIs e obterem maiores ganhos.
Caso você queira saber mais sobre a POG direcionada à tecnologia, recomendamos a leitura dos Patterns (http://desciclo.pedia.ws/wiki/Gambi_Design_Patterns). Porém, caso queira saber sobre as gambiarras dos nossos políticos bastar acessar qualquer site de qualquer jornal ou publicação informativa qualquer dia e qualquer hora que você encontrará muitas informações a respeito. Aliás, até na televisão os POGs são amplamente divulgados.
E aqui termina o primeiro post. Esperamos escrever coisas mais úteis ou engraçadas daqui em diante, portanto não deixe de nos visitar.

2 comentários:

Ader disse...

Maravilhoso!!!!!!

Vai arrebentar, seu pogueiro!

Hehehe..

Ader

Unknown disse...

Vê se n abandona esse hein!
=o)
Começou bem,gato!

=*